quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

[REVIEW] Trial of the Valeyard


Dando continuação a uma história produzida há quase 30 anos atrás, Trial of the Valeyard reúne novamente o Sexto Doutor e o Valeyard, sua versão obscura e um dos maiores segredos do universo de Doctor Who, em julgamento. Quem seria de fato o Valeyard? Nesse review, comentamos um pouco sobre o áudio e seu contexto em Doctor Who.


Voltando no tempo: 1986, tempos de 6° Doutor. Trial of a Time Lord é uma peça essencial para a compreensão da sua continuação em áudio produzida em 2013 e lançada para assinantes no fim do mesmo ano (embora o lançamento oficial tenha ficado para o fim de 2014). Trial é nada mais que a 23ª temporada de Doctor Who Clássico produzida em forma de arco, onde todos os episódios têm como destino a revelação de um novo e intrigante personagem tanto para nós telespectadores quanto para o próprio Doutor: Valeyard.


Se você esteve ligado nos detalhes da 7ª temporada da série nova, com certeza deve saber da menção do nome Valeyard que Steven Moffat resolveu fazer no episódio The Name of the Doctor. Curiosamente (ou não), o áudio em questão no nosso review começou a ser produzido após o hiato da 7ª temporada (período entre The Name e o mini episódio The Night of the Doctor) após o assunto Valeyard voltar à tona. Fãs da série clássica o conhecem muito bem... será?

A única informação on-screen que temos sobre essa figura está em Trial of a Time lord. Mesmo assim, se você se interessa pelo personagem, tem ainda a opção de apelar para esse maravilhoso áudio que é Trial of the Valeyard.


Mais velhos e mais experientes.

Colin Baker (The Doctor), Michael Jayston (The Valeyard) e Lynda Bellingham (The Inquisitor) juntos novamente. As vozes, é claro, não são as mesmas de antigamente. Apesar desse pequeno fato - que não incomoda de jeito nenhum - os três continuam no mesmo ritmo, e até melhor. Chega a ser incrível pensar que depois de anos ainda conseguiram fazer uma continuação mais que fantástica para a aventura. A questão das vozes consegue ser um ponto favorável pro áudio: principalmente da parte do Michael Jayston, suas vozes atuais preenchem melhor seus personagens. Devo dizer que a voz do Colin Baker não envelheceu tanto, mas é notável o envelhecimento das vozes do Michael e da Lynda.


Como implica o título, dessa vez é o Valeyard que está sendo julgado. E quem ele escolheu para defendê-lo? O Doutor, é claro! Esse é um dos aspectos mais interessantes sobre o áudio. No início, o Doutor leva tudo como uma grande brincadeira, mas após perceber a gravidade da situação ao descobrir certas coisas sobre a origem de seu "Eu Sombrio" e vários podres na justiça de Gallifrey, passa a agir com um comportamento completamente diferente.

O áudio consegue te dar uma boa "outra visão" sobre o Valeyard e os Senhores do Tempo, introduz conceitos intrigantes e revelações duvidosas (não do ponto da série, mas do áudio mesmo) vindas da boca do Valeyard, assim como a história de Ravalox em Trial of a Time lord. Além disso, também conta com diversos efeitos de áudio que vão te deixar completamente ambientado na história. 

A aventura em si tem um ótimo desfecho e nos deixa ainda mais curiosos sobre a origem do Valeyard. Estaria ele falando a verdade?


Recomendo o áudio para todos aqueles que já viram Trial of a Time lord. E se você não viu, deveria ver. É uma ótima forma de se introduzir ao universo expandido com uma história já conhecida, sem precedentes em áudio. Os minutos passam, e você se sente como se estivesse sendo atacado por Daleks em plena Guerra Temporal. O Valeyard seria um Dalek e suas revelações os tiros.

Ah, caso tenha se interessado, você poderá baixar o áudio gratuitamente aqui mesmo do nosso blog: Trial of the Valeyard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário